Como limpar e refinar sua presença online

Quando você envia seu currículo para um gerente de contratação, conhece alguém novo em uma festa ou adiciona um amigo no Facebook, há uma grande possibilidade de que eles o pesquisem no Google. Você está confiante de que eles gostarão do que vêem?

Você não precisa ganhar a vida como influenciador ou blogueiro para se preocupar com sua presença online. Mesmo que você não use a Internet em sua vida profissional, pode ser valioso considerar o que sua vida on-line diz sobre você. E se você usa a web profissionalmente, ter uma presença on-line bem trabalhada pode abrir novas portas para sua carreira.

Mas se você é como a maioria das pessoas, provavelmente já passou alguns anos postando coisas on-line sem pensar muito em como elas refletem você. Isso significa que você precisa refinar um pouco, para se sentir orgulhoso do que as pessoas veem quando procuram você. Não sabe por onde começar? Aqui está o que você precisa saber.

Considere sua marca

Antes de iniciar este projeto, dedique algum tempo à definição de sua marca pessoal . Mesmo se você não decidir construir uma marca pessoal completa e cuidadosamente definida, considere-a. Isso ajudará você a saber como alterar sua presença on-line, para refletir com mais precisão. Você também verá que algumas das etapas listadas aqui se sobrepõem às etapas necessárias para criar uma marca pessoal.

Faça um inventário da sua presença online
Agora, é hora de fazer uma lista de tudo sobre você que está online. Isso inclui todos os sites de mídia social, endereços de e-mail, sites ou portfólios online, menções sobre as postagens ou artigos de outras pessoas e qualquer outra coisa.

Mais importante, você precisará se concentrar em refinar qualquer coisa que tenha seu nome associado, já que a maioria das pessoas fará o Google por nome. (Lembre-se de pesquisar no Google como parte desta etapa.) No entanto, lembre-se de que mesmo as coisas postadas em um pseudônimo ou em uma conta privada geralmente podem ser rastreadas até você com algumas investigações on-line leves. Considere se essas coisas o refletirão bem se alguém realmente as vincular a você.

Se você possui contas e sites profissionais e pessoais, pode dividir esse inventário em duas listas. Enquanto você deseja limpar as coisas das duas listas, pode começar primeiro pelas profissionais. Mas não esqueça que sua vida pessoal e profissional on-line também pode se sobrepor facilmente.

Defina seus objetivos
Agora é um excelente momento para descobrir quais objetivos, se houver, você gostaria que sua presença online o ajudasse a alcançar. Por exemplo, você espera obter novos clientes para sua empresa? Para conhecer novos amigos em potencial? Para aumentar uma lista de conexões profissionais? Decidir o que você deseja que sua presença on-line o ajude a fazer pode conduzir da maneira que você escolher para refiná-la.