7 técnicas de relaxamento rápido que você pode usar no trabalho

Se você implementar algumas maneiras fáceis de gerenciar o estresse no trabalho, poderá impedir que ele se torne irresistível ou insuportável. Temos sete técnicas simples de relaxamento que você pode tentar no trabalho a qualquer momento para se orientar.

desconectar

Às vezes, você só precisa dar um passo atrás e se afastar da sua mesa. Quando você se desconecta completamente da fonte de estresse – mesmo que seja apenas por alguns minutos -, sua mente e seu corpo têm a chance de relaxar, diminuem o ritmo cardíaco e aumentam a criatividade.

Há muitas coisas que você pode fazer para desconectar. Dê um passeio lá fora ou sente-se ao sol por um tempo. Se seu corpo estiver rígido, você pode fazer alguns alongamentos. Pegue uma xícara de Joe ou um lanche rápido para saborear enquanto toma um pouco de ar fresco.

Se estiver chovendo ou frio lá fora, basta olhar pela janela um pouco e deixar seu cérebro relaxar. Permita que seus devaneios assumam o controle e dê ao seu humor um impulso muito necessário.

Respiração profunda

As chances são de que você não esteja ciente de sua respiração, uma vez que é uma tarefa corporal automática que não precisamos “fazer” acontecer. No entanto, há um extenso corpo de trabalho científico por aí que destaca os benefícios da respiração profunda. Os iogues sabem disso.

Portanto, concentre-se na respiração e pratique alguns exercícios respiratórios. Isso envia mais oxigênio para o seu cérebro, para que sua mente encontre paz, seu pulso desacelere e seu corpo relaxe.

Existem muitas técnicas de respiração diferentes, mas, para começar, simplesmente inspire até quatro e depois expire até quatro.

Esse exercício é fácil de fazer no trabalho, porque é discreto e você nem precisa sair de sua mesa.

Relaxamento muscular progressivo

Esta é uma técnica de relaxamento simples, mas amplamente eficaz. Seu objetivo é combater o estresse e a ansiedade, acalmando o reflexo de luta ou fuga, que muitas vezes é desencadeado por situações estressantes. Requer um pouco de foco e uma cadeira confortável (espero que sua cadeira seja suficiente).

Para liberar qualquer tensão que esteja deixando seu corpo rígido (o que você pode nem perceber se tiver tensão crônica), pode ajudar a relaxar todas as partes do corpo e, em seguida, “reconectar” a ele.

Comece com os dedos dos pés; tensione-os por cinco segundos e depois relaxe-os. Suba lentamente até a cabeça, tensionando e liberando todos os grupos musculares, incluindo os músculos faciais.

Seu batimento cardíaco diminuirá e sua respiração também. Quando terminar, você deve se sentir menos confuso, mais afinado com o corpo e pronto para enfrentar o resto do dia de trabalho sem arrancar os cabelos.

Massagem de ouvido

A maioria das pessoas associa relaxamento com massagem. No entanto, é improvável que muitas pessoas saibam sobre os benefícios da massagem nos ouvidos. Essa técnica tem suas origens na medicina chinesa e ayurvédica e foi cientificamente comprovada para aliviar o estresse e a ansiedade em apenas alguns minutos. Existem profissionais treinados que podem fazer uma massagem adequada no ouvido, mas existem alguns truques simples que você pode usar para fazer isso sozinho.

No terço superior da orelha, há um ponto conhecido como o ponto Shen Men, que significa “portão celestial”. Nesta área é onde você deve concentrar sua massagem.

Quando você massageia o ponto Shen Men em um movimento circular, ele pode aliviar o estresse, dores de cabeça e ansiedade e proporcionar uma sensação de calma e bem-estar. Você pode obter um efeito semelhante se massagear ou puxar delicadamente os lóbulos das orelhas e, em seguida, trabalhar lentamente até a parte superior do ouvido.

Essa técnica eficaz leva apenas alguns minutos e você pode melhorar significativamente o seu dia sem muito esforço.

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